

Due Diligence – Descobrindo a verdade sobre o seu negócio
A manutenção saudável e permanente de uma sociedade empresarial depende daquilo que se sabe dela. O conhecimento de todos os riscos, fragilidades e oportunidades dentro do negócio é parte indispensável na execução de uma gestão de qualidade.
A ferramenta de Due Diligence, também conhecida como diligência prévia, sempre foi bastante observada em transações societárias de grande amplitude, como fusões e aquisições, tendo em vista que traz à tona o passado, presente e futuro das empresas envolvidas. Trata-se de um raio-x profundo que envolve a atuação de diversos profissionais na análise dos aspectos relevantes: controladoria, contabilidade, finanças, trabalhista, tributos, conformidade legal, administração e avaliação de empresas (valuation).
Durante o procedimento é realizada a análise de dados e documentos financeiros, contábeis e contratuais, a fim de se descobrir e levantar informações ocultas sobre toda a operação empresarial.
Embora o Due Diligence tenha se tornado mais comum em transações envolvendo a compra e venda de empresas, atualmente essa ferramenta vem sendo bastante utilizada como forma de embasar a tomada de decisões dentro se uma gestão estratégica, principalmente quando envolvem investimentos ou gastos financeiros. Há um anseio em se descobrir para onde de fato devem ser voltadas as atenções do plano operacional.
No caso de investimentos estamos falando na antecipação pela própria empresa que visa atrair investimentos externos (nacional ou internacional), chamando a atenção com dados robustos e confiáveis acerca do potencial de mercado futuro.
Em relação aos gastos podemos mencionar a obtenção de recursos não previstos a partir da remodelagem do fluxo de caixa após a identificação de fragilidades, ou por meio da recuperação de créditos tributários após a identificação de oportunidades nessa área, tudo por meio do resultado obtido com essa ferramenta. Nesse ponto a empresa também poderá redimensionar um determinado recurso para eliminar ou reduzir eventual risco do qual não tinha conhecimento.
Esse serviço também ajudará a empresa a identificar fraudes cometidas por fornecedores, funcionários ou clientes, assim como irá apontar outras necessidades do negócio como a realização de um programa de conformidade (compliance) – principalmente para empresas que têm relação mais próxima das relações públicas ou buscam e mantêm parceiros e investidores externos , readequação dos contratos trabalhistas, etc.
O oposto de diligência é a negligência, e não conhecer a verdade sobre o próprio negócio é o motivo real que leva empresas à falência. Identificar riscos, fragilidades e oportunidades faz parte de uma gestão de qualidade e, consequentemente, da manutenção saudável do negócio, perpetuação no mercado e superação concorrencial.
CARLOS ANGÉLICO CAMPOS DE LIMA FILHO
Advogado Sócio no Couto & Correia Advogados Associados