

A importância do apoio jurídico dentro e fora das empresas
Gostaria de dar início ao blog com um texto não tão técnico ou informativo, mas de cunho essencial para o despertar dos empresários brasileiros. Trata-se dos olhares voltados aos profissionais do direito em colaboração ao sucesso dos empreendimentos, principalmente às pequenas e médias empresas, que se vêm em defasagem em tal aspecto.
Contratos mal formulados, presença contínua de informalidades com clientes, prestadores de serviços, terceiros e empregados, ausência de opinião técnica antes da tomada de decisões, de uma gestão de riscos, planejamento tributário, existência de divergências contábeis que não são contestadas, inadimplência de clientes que podem ser resolvidas com uma simples notificação, etc.
Das questões tributárias, passando-se pela societária, desaguando nas trabalhistas, a importância da área jurídica nos empreendimento vem se tornando cada vez mais essencial, e isso, pesa ressaltar, não apenas quanto ao aspecto da litigância, quando a empresa se encontra no polo passivo de demandas judiciais, mas no próprio sucesso do negócio no que diz respeito à prevenção de problemas futuros.
O advogado, tanto dentro quanto fora da empresa, se vale em antecipar passos para o futuro empresarial, gerando a segurança necessária ao empresário para a tomada de decisões pertinentes à rotina que lhe é cabível.
Um grande exemplo da atual importância do profissional do direito é a válvula de escape de recursos que se chama TRIBUTOS. A análise sobre os contratos que são fechados, suas cláusulas, como por exemplo a falsa vantagem sobre a empreitada com faturamento direto ao cliente, emissão de notas fiscais com a correta aplicação de benefícios fiscais e de acordo com a legislação federal, estadual e municipal etc. A economia dessa válvula, quando aberta na proporção correta, alcança patamares consideráveis, que geram efeitos positivos no tempo de forma imensurável.
Como dito acima, não se trata mais de grandes empreendimentos, mas dos pequenos e médios que pretendem se manter firmes no mercado ou alcançar níveis maiores de grandiosidade. Para isso o segredo é a segurança naquilo que se está fazendo, e um bom profissional e escritório de advocacia oferecem esse recurso, tão necessário e tão essencial. Um gerente jurídico dentro da empresa, junto com uma consultoria especializada fora dela, elevam o negócio a outro patamar, qual seja, o patamar da segurança.
Comentário (1)
Um comentarista do WordPress
says outubro 15, 2018 at 12:41Olá, isso é um comentário.
Para começar a moderar, editar e deletar comentários, visite a tela de Comentários no painel.
Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.